Segurança da Informação nas Organizações Nacionais – Estudo IDC

Estudo IDC

O efeito conjugado da emergência de uma nova geração de malware – Malware 2.0 -, caracterizada por uma maior sofisticação dos ataques aos sistemas informáticos, pelo aparecimento de aplicações de Crime-as-a-Service (CaaS) relacionadas com atividades cibercriminosas (por oposição à necessidade de notoriedade associada aos criadores da primeira geração de malware), do aparecimento da Web 2.0 e de ameaças relacionadas com esta nova infra- estrutura de comunicação e pela crescente mobilidade dos colaboradores vieram aumentar exponencialmente os perigos a que estão expostas as organizações empresariais a nível mundial.
Por outro lado, a emergência da Internet veio alterar profundamente o paradigma de segurança das organizações empresariais a nível mundial.

Em simultâneo, o processo de webização da generalidade dos processos de negócio das organizações empresariais a nível mundial veio aumentar o número de utilizadores com acesso aos sistemas de informação corporativos.
Deste modo, não será de estranhar que identificar o perímetro de segurança da organização se tenha tornado uma tarefa impossível. E a emergência de novos modelos de computação – Software-as-a-Service, Cloud Computing – vai contribuir para complexificar este cenário.

A IDC Portugal, com o apoio da Cisco, irá realizar um estudo através do qual se pretende identificar as tendências de adopção de soluções de segurança da informação nas organizações nacionais que irá contemplar os seguintes tópicos:

  • Risco de segurança da informação
  • Tecnologias de segurança de informação em utilização
  • Despesa com segurança da informação
  • Governação da segurança de informação

Todas as respostas serão usadas apenas para a finalidade da pesquisa e serão consideradas estritamente CONFIDENCIAIS.

ibc logo

Sobre a IDC

A International Data Corporation (IDC) é a empresa líder mundial na área de "market intelligence", serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica de Consumo. A IDC ajuda os profissionais de Tecnologias de Informação, decisores empresariais e investidores a tomarem decisões sobre tecnologia e estratégias de negócio baseadas em factos.
Mais de 1000 analistas da IDC fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local em mais de 110 países. Há 50 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objectivos de negócio.